Saiba mais SOBRE O BA DA COVA DA BEIRA

140m2

10

0

DADOS ESTATÍSTICOS DO BANCO ALIMENTAR DE COVA DA BEIRA

Este gráfico apresenta a evolução anual do número de pessoas assistidas pelo conjunto das instituições apoiadas pelos Bancos Alimentares em actividade.

conheça toda ahistóriaBanco Alimentar da Cova da Beira

O ano de 2002 foi o de início de actividade para o Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB).

O ano de 2002 foi o de início de actividade para o Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB).

A constituição legal e a eleição dos dirigentes do BACB ocorreu em Março de 2002, representando a continuação, na Cova da Beira, de um projecto iniciado há 10 anos em Portugal e que abrange outras cidades do país.

Após alguns meses de recolha de informação sobre a realidade da região em termos de carências alimentares um grupo de pessoas resolveu iniciar a criação do BACB com o objectivo de contribuir para dar uma resposta ao problema da fome.

A criação do BACB justificou-se pela existência de populações desfavorecidas na Cova da Beira, não só nos centros urbanos, onde a pobreza era muitas vezes envergonhada, mas também no meio rural, onde a alimentação era pobre e necessitava de ser complementada. A comprová-lo estavam os números referentes ao Rendimento Mínimo Garantido e a experiência acumulada das várias instituições que operavam nos concelhos de Fundão, Belmonte e Covilhã.

Após os preparativos operacionais, a actividade do BACB iniciou-se em Maio de 2002 com a realização da primeira campanha de recolha de alimentos em hipermercados na região da Cova da Beira. Desde essa altura até ao presente (Setembro de 2010), realizaram-se 17 campanhas de recolha de alimentos e a actividade do BACB estendeu-se para outros concelhos dos distritos de Castelo Branco e Guarda. No total foram angariados e distribuídos, por largas centenas de voluntários e a milhares de beneficiários da região, cerca de 800 toneladas de alimentos.

ler mais

Estes são os Númerosque fazem a diferença na Cova da Beira em 2017

  • 162ton

  • 37

  • 6200

Notícia

O banco alimentar da Cova da Beira angariou 25 toneladas

04.06.18

Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira foram angariadas 25 toneladas de produtos alimentares na última campanha de recolha.

Ler mais