Saiba mais SOBRE O BA DE VISEU

N/D

N/D

0

DADOS ESTATÍSTICOS DO BANCO ALIMENTAR DE VISEU

Este gráfico apresenta a evolução anual do número de pessoas assistidas pelo conjunto das instituições apoiadas pelos Bancos Alimentares em actividade.

conheça toda ahistóriaBanco Alimentar de Viseu

O Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu nasceu da vontade de um grupo de pessoas que se juntaram para lutar contra o desperdício de alimentos e contra a fome na região de Viseu.

O Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu nasceu da vontade de um grupo de pessoas que se juntaram para lutar contra o desperdício de alimentos e contra a fome na região de Viseu.
Em Março de 2009 constituíram a Associação Para a Ajuda Solidária de Viseu que contou com uma adesão de mais de sessenta pessoas que se juntaram a esta causa e participaram na sua fundação.

Em Setembro de 2009, numa cerimónia que contou com a presença da Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome – Drª Isabel Jonet, foi assinado o protocolo de utilização da marca e sinais distintivos Banco Alimentar e a Associação passou a Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu.

O armazém do Banco Alimentar de Viseu está localizado num espaço cedido pela AIRV, nas instalações do Edifício Expobeiras. As obras de adaptação deste espaço foram oferecidas por empresas da região: a concepção do projecto, as obras de construção civil, a colocação de todas as janelas, os painéis divisórios e a sua montagem, o material eléctrico, o portão e sua montagem, as tintas… Também o equipamento foi oferecido por empresas e particulares: a balança industrial, a balança de bancada, os contentores para armazenagem…
Para além das empresas, contamos com o apoio de entidades como as Câmaras Municipais e o Governo Civil.
A actividade do Banco Alimentar de Viseu teve início com a campanha de recolha de alimentos em Novembro de 2009 nos Concelhos de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

No primeiro ano foram visitadas por voluntários do Banco Alimentar de Viseu cerca de 60 instituições de solidariedade social que solicitaram apoio e foram assinados 56 acordos de ajuda alimentar.
Estas instituições recebem, todos os meses, aproximadamente 12 toneladas de produtos, que fazem chegar a cerca de 3500 pessoas carenciadas.
Diariamente, o Banco Alimentar de Viseu conta com o trabalho de dezenas de voluntários que asseguram o seu funcionamento de uma forma responsável, dedicada e desinteressada.

ler mais

Estes são os Númerosque fazem a diferença em Viseu em 2015

  • 252ton

  • 98

  • 5683

Notícia

O BA de Viseu angariou 70 toneladas em maio de 2016

30.05.16

Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu foram angariadas 70 toneladas de produtos alimentares na última campanha de recolha.

Ler mais