Campanha de Recolha de Alimentos – Dezembro 2018

Os Bancos Alimentares promovem mais uma Campanha de Recolha de Alimentos a nível nacional no fim-de-semana de 1 e 2 de Dezembro. Com a participação de mais de 42 mil voluntários, a iniciativa volta a apelar à solidariedade de todos os portugueses, reforçando a importância da solidariedade e o valor do gesto da partilha no combate à fome. 

A campanha decorrerá em lojas em todo o país e regiões autónomas, nas zonas de Lisboa, Porto, Évora, Coimbra, Aveiro, Abrantes, Setúbal, S. Miguel, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu, Viana do Castelo, Terceira, Beja, Madeira e Castelo Branco.

A campanha decorre nos moldes tradicionais durante o fim-de-semana de 1 e 2 de Dezembro: voluntários dos Bancos Alimentares, devidamente identificados, solicitam a participação do público à entrada dos estabelecimentos comerciais. Para participar nesta campanha, basta aceitar um saco do Banco Alimentar e nele colocar bens alimentares para partilhar com quem mais precisa. São privilegiados os produtos não perecíveis, como leite, conservas, azeite e óleo, arroz, açúcar, farinha, bolachas, massas, etc.

Portal de doação Online e Campanha “Ajuda Vale”.

Para quem não tem a possibilidade de se deslocar ao supermercado no fim-de-semana mas que não quer deixar de ajudar esta causa, o Banco Alimentar disponibiliza ainda, entre os dias 29 de Novembro e 9 de Dezembro, o portal de doação online em www.alimentestaideia.pt no qual com um simples clique é possível doar alimentos para quem mais precisa.

Realiza-se em simultâneo a campanha “Ajuda Vale” nos supermercados. Em suportes próprios colocados nas caixas, vales de produtos seleccionados representando uma unidade do produto (por exemplo, "1 litro de azeite", "1 litro de leite", 1 litro de óleo, 1 lata de salsichas e 1 lata de atum) com um código de barras próprio através do qual é efectuado o controlo das dádivas. Ao efectuar o pagamento, o dador entrega o cupão "Ajuda Vale" na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de entrega as Bancos Alimentares fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.

Para mais informações sobre a campanha, contacte:
Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome
919 000 263
www.bancoalimentar.pt