Campanha de Recolha de Alimentos nos supermercados, dias 28 e 29 de maio

Bancos Alimentares contra a Fome desafiam: “Seja o próximo a ajudar o próximo”

Também pode contribuir até 5 de junho no site alimentestaideia.pt

Lisboa 25 de maio – No fim de semana de 28 e 29 de maio, a Campanha de Recolha de Alimentos promovida pelos Bancos Alimentares Contra a Fome volta aos hipers e supermercados com uma enorme equipa de voluntários espalhada por todo o país. A campanha desta edição reforça ainda mais a importância da envolvência de cada um de nós nesta causa, pois cada contributo é uma ajuda imprescindível.

 “A Campanha dos Bancos Alimentares está de volta, em força, com muitos voluntários comprometidos. O desafio aos portugueses é para serem os próximos a ajudar o próximo. Estaremos em todo o país com a colaboração de cerca de 40 mil voluntários, a quem muito agradecemos, pois sem eles a angariação de alimentos com esta dimensão não era possível”, afirma Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

 Em dezembro de 2021 os 21 Bancos Alimentares conseguiram angariar 1.680 toneladas de alimentos, que contribuíram para a alimentação de mais de 380.000 pessoas com carências comprovadas, identificadas pelas cerca de 2.500 instituições e entidades, que operam no terreno, acompanhadas pelo Banco Alimentar da respetiva região.

A responsável reforça ainda que “a par da situação pandémica que teve um enorme impacto económico e social na população, vivemos agora outro contexto complicado que vem agravar a situação de muitas famílias. Por isso, nesta campanha, pedimos: "Seja o próximo a ajudar o próximocontribuindo com um donativo em alimentos.”

 Para participar, os portugueses já conhecem bem o procedimento: basta – nos próximos dias 28 e 29 de maio nos super e hipermercados - aceitar um saco do Banco Alimentar e colocar no mesmo produtos que, de preferência, não sejam perecíveis (conservas, massas, arroz, leite, etc.), para ajudar as pessoas e famílias mais carenciadas.

Os voluntários, sempre devidamente identificados, convidam o público a participar na conhecida campanha. Os bens são encaminhados para os armazéns do Banco Alimentar de cada região e aí pesados, separados e acondicionados para posterior entrega às entidades beneficiárias. A distribuição começa de imediato para escoamento dos bens frescos doados, garantindo que tudo chega à mesa de quem precisa.

 Em paralelo, as pessoas podem ainda contribuir até 5 de Junho através da campanha Ajuda Vale, com vales disponíveis em todos os supermercados, cada um com um código de barras específico, correspondente ao alimento selecionado para doação cujo valor é acrescentado no ato do pagamento, ou no site  www.alimentestaideia.pt, um portal de doações online, dando assim a oportunidade de participar a todos aqueles que não se deslocam aos pontos de recolha durante o fim de semana e aos que se encontram ou residem fora de Portugal.

O Banco Alimentar Contra a Fome

O Banco Alimentar foi criado em Portugal em 1991 com a missão de lutar contra o desperdício e distribuir apoio a quem mais precisa de se alimentar, em parceria com instituições de solidariedade e com base no trabalho voluntário. Existem atualmente 21 Bancos Alimentares (nas zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira, Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo, Viseu). A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares representa e congrega a rede dos Bancos Alimentares a nível nacional e internacional.

#bancoalimentar     #alimentestaideia

Para mais informações sobre a campanha, contacte:
Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome
91 900 02 63
www.bancoalimentar.pt