• Largo da Estação - Armazéns da REFER - Apartado 100 - 2500-156 Caldas da Rainha

  • 262 838 224 | 926 835 535/545

  • ba.oeste@bancoalimentar.pt

  • Segunda a Sexta, das 9h30h – 13h00 | 14h00 - 17h30


Pessoas Assistidas - BANCO ALIMENTAR DO OESTE

Este gráfico apresenta a evolução anual do número de pessoas assistidas pelo conjunto das instituições apoiadas pelo Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste.

conheça toda ahistóriaBanco Alimentar do Oeste

A história do Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste começa em 2005 quando me apercebo duma crescente pobreza que me interpelava constantemente.

A história do Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste começa em 2005 quando me apercebo duma crescente pobreza que me interpelava constantemente.
Queria ajudar, mas como? A sensação de impotência era esmagadora!
Passou nessa altura um programa na televisão da jornalista Maria João Avillez “Conversa Afiada” em que a Dra.Isabel Jonet foi a entrevistada e contou a sua experiência no Banco Alimentar e na Federação!
Percebi, ou melhor intuí que a resposta que procurava poderia estar ali!
Pedi à Maria João Avillez (que a partir daí se envolveu neste projecto) que promovesse um encontro com a Dra Isabel Jonet e desafiei 2 amigas, a Isabel Lourenço e a Luísa David que partilhavam esta inquietação para irmos visitar e conhecer o Banco de Lisboa!
Voltámos esmagadas com a dimensão de bens alimentares desperdiçados se não houvesse a alternativa BA.
Inquietude e dúvidas levaram-nos a procurar sinergias entre grupos, instituições, amigos, a encadear contactos … Começámos a convidar pessoas que conhecíamos de Caldas e Óbidos e a desenvolver variadíssimas reuniões (na Escola Rafael Bordalo Pinheiro, na Quinta da Botilheira, no Centro Paroquial…) para definirmos tudo: comissão instaladora, local onde funcionaria o Banco Alimentar, o nome da Associação que seria o seu suporte jurídico, a sua zona de abrangência, a escolha do nosso futuro Presidente da Assembleia Geral, etc, etc, etc.
Começaram a aparecer nomes que seriam peças fundamentais nesta construção: Horácio Carvalho, Isabel Sequeira, Rogério Caiado, Frederico Garcia, Frederico Lupi…
Recordo ainda uma reunião promovida pela Airo com o então Presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, o Eng. Francisco VanZeller com o intuito de dar a conhecer e sensibilizar as empresas para o projecto Banco Alimentar.
Finalmente…
A Associação “Partilha, Ajuda Solidária do Oeste” foi constituída no dia onze de Janeiro de dois mil e seis.
O Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste foi inaugurado solenemente no dia 3 de Junho, com Missa celebrada por D. Anacleto Oliveira na Igreja Paroquial de Caldas da Rainha seguida da bênção das instalações (cedidas graciosamente pela Refer com o apoio da Câmara Municipal de Caldas da Rainha), assinatura do protocolo de utilização de marca Banco Alimentar e entrega do 1º cabaz simbólico à Associação Presente e Futuro da Dagorda.
Não esqueço neste momento tão importante para todos nós fundadores do BAO, a beleza que experimentámos na dança e no canto proporcionadas por jovens/ crianças dançarinas da Escola Gecely e um grupo de cantoras orientadas pelo Marco Baiana!
A primeira grande iniciativa decorreu no fim-de-semana de 6 e 7 de Maio, com a Campanha nacional de recolha de alimentos em Caldas e Óbidos, os dois concelhos onde iniciámos a nossa actividade.
Em Dezembro do mesmo ano, prosseguiu-se com o esforço de consolidação e aperfeiçoamento da nossa organização, realizou-se a segunda campanha de recolha de alimentos e alargámos a nossa acção para mais quatro concelhos: Alcobaça, Nazaré, Bombarral e Peniche.
Finalmente em Dezembro 2008, com a entrada dos concelhos do Cadaval e Lourinhã cobrimos toda a nossa área de abrangência!

Nesta história do início do BAO, queria ainda colocar os nomes dos primeiros Órgãos Sociais e dos responsáveis das Comissões, porque são eles que representam tantos e todos os que acreditaram e tornaram possível o Banco Alimenta Contra a Fome do Oeste.

Assembleia Geral
Frederico Lupi, Carlos Querido, Maria João Avillez.

Conselho Fiscal
Frederico Garcia, António Oliveira, José Ricardo Nunes

Direcção
Ana Bessa, Rogério Caiado, Isabel Lourenço, Ana Enxuto, Nuno Batalha

Das Comissões: Isabel Sequeira, Horácio Carvalho, Gonçalo Santos, Luísa David, Luís Gaspar

Queria terminar estas memórias dos primeiros tempos com a ternura e confiança que Frederico Lupi (que nos deixou em 24 de Novembro 2008) sempre me transmitia, quando nos momentos mais difíceis, me punha o braço em cima dos ombros, mos apertava e me dizia: "Filha, não te preocupes! Os Bancos Alimentares conseguem sempre aquilo que precisam!"


Ana Bessa, Fundadora e Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste

ler mais

Estes são os Númerosque fazem a diferença no Oeste em 2017

  • 596ton

  • 63

  • 10730

Notícia

Sob o mote “É preciso mais para que falte ainda menos”

27.11.18

Bancos Alimentares voltam a apelar à contribuição com nova Campanha de Recolha de alimentos já no próximo fim de semana.

Ler mais