• Rua Basílio Simões, Lote 31 Parque industrial de Angra do Heroismo 9700-135 ANGRA DO HEROÍSMO

  • 295 218 258 | 962 995 775

  • ba.terceira@bancoalimentar.pt

  • Das 08H00 às 12H00 e das 13H00 às 17H00.


Saiba mais SOBRE O BA DA TERCEIRA

201m2

5

2

DADOS ESTATÍSTICOS DO BANCO ALIMENTAR DA TERCEIRA

Este gráfico apresenta a evolução anual do número de pessoas assistidas pelo conjunto das instituições apoiadas pelos Bancos Alimentares em actividade.

conheça toda ahistóriaBanco Alimentar da Terceira

O Banco Alimentar da Terceira pretende vir gradualmente a prestar apoio a toda a Ilha, apoiando com alimentos instituições de solidariedade social

A ideia de criação de um Banco Alimentar Contra a Fome na ilha Terceira, à semelhança do já então existente em Ponta Delgada, foi ganhando forma a partir dos também dirigentes da Cozinha Económica Angrense, Drs. João Maria Mendes e Ricardo Barros, instituição que se assumiu como sua Comissão Instaladora.
Contactado o Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa (BACFL), entidade então coordenadora da actividade, por inexistência, à altura, da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome (FPBACF), entretanto criada, os mentores da iniciativa de imediato obtiveram a concordância e o apoio daquela instituição, já então dirigida pela Sra. Dra. Maria Isabel Jonet.
Mantidos os contactos conducentes à concretização da ideia, a ainda actual presidente da FPBACF deslocou-se em 2009 à ilha Terceira, reunindo com um conjunto de cidadãos, núcleo dos futuros sócios fundadores, daí resultando, para além do conhecimento da metodologia de funcionamento dos Bancos Alimentares Contra a Fome, a necessidade de criação de uma associação com idêntico objecto, de forma a tornar possível firmar um contrato de Sub Licenciamento de Marca.
Entretanto, graças ao apoio do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Segurança Social, foi construído um armazém/sede dispondo o seu interior de uma câmara frigorífica e dois gabinetes destinados aos serviços administrativos e sala de reuniões da Direcção.
Criada no dia 07 de Maio de 2010, a “ASTECIA – Associação de Combate à Insuficiência Alimentar”, reunida pela primeira vez em assembleia-geral no dia 3 de Setembro de 2010, elegeu, por voto unânime dos sócios presentes, os seus corpos sociais.
Comunicada a 17 de Novembro de 2010 a concordância da instalação, o BACFT inicia a sua actividade operacional com a campanha de recolha realizada nos dias 27 e 28 de Novembro de 2010, de que resultou um total de 16,5 toneladas de alimentos, vindo a proceder-se à assinatura do contrato de Sub Licenciamento da Marca no dia 30 de Março de 2011, por ocasião da reunião do Conselho de Presidentes realizada nas instalações da FPBACF.


Angra do Heroísmo, 06 de Maio de 2011

ler mais

Estes são os Númerosque fazem a diferença na Terceira em 2017

  • 42ton

  • 45

  • 460

Notícia

O banco alimentar da Terceira angariou 19 toneladas

04.06.18

Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome da Terceira foram angariadas 19 toneladas de produtos alimentares na última campanha de recolha.

Ler mais